domingo, 21 de junho de 2009

Mnimalismo

Quando Kasimir Maliêviteh em 1913 colocou um quadro negro sobre um fundo brano e afirmou que a partir dali "a arte não se preocuparia mais em servir o estado ou a religião" e após exposições individuais de Donald Ludd, Robert Morris, Dan Flavin e Carl Andre, foram importantes indicadores de um novo modo de arte.

Assim nasce o minimalismo, uma arte que estabelece um compromisso com a clareza, com o rigor conceitual, a literalidade e a simplicidade, o homem deixa a religião de lado e passa a acreditar mais na máquina, pois ela é calcula como um projeto, como disse Mondrian: " A mente impõe sua ordem". Os artistas minimalistas dedicaram notável atenção a obra dos construtivistas , já que havia uma enorme sintetização das formas. havia uma enorme negação dos excessos de uma profunda subjetividade e emocionalismo alusivo do expressionismo que tomou conta da América no anos 50. Assim muitos artistas não gostavam dessa designação de minimalistas, devido a rotulação de que seu trabalho era simplista e desprovido de "conhecimento artístico". Recebu o impulso inicial da pintura, mas não tardou para expandir-se por outros meios da arte, e para tornar-se uma das mais flexivéis e influentes do nosso tempo, proporcionando mudanças decisivas não só na pintura como também na música, na dança, assim como no Design , tanto da Moda, como no Produto e na Arquitetura.

As últimas coleções apresentadas no Rio beberam na fonte do minimalismo, e oque isso significa? Cortes maravilhosos, que valorizam o tecido leve e fluído, descartam estampas, partindo para o simples sem perder a beleza e a elegância. Um exemplo é o desfile da Mara Mac. Fora do Brasil temos o desfile da marca Akris.



Nenhum comentário:

Postar um comentário