domingo, 21 de junho de 2009

Op Art

Foi um movimento de arte que se desenvolveu na década de 60 e pode ser vista como desenvolvimento do construtivismo. Explora o olho humano na medida em que seus olhos criam imagens que podem vibrar, piscar pulsar entre outros... Possuindo uma carga dinâmica, mesmo que esta ocorra na estrutura física ou do próprio cérebro. Ela é estimulada para derrotar a lógica da tela bidimensional, pois afinal é exigida mais técnica do que ideologia, menos expressão e mais visualização.

Muitos críticos classificam o movimento como uma coisa sem sentido, porém a Op Art caiu rapidamente no gosto popular. Tanto ques seus geometrismos foram imensamente utilizados pela indútria têxtil, oque banalizou o movimento, pela grande cópia e reprodução em série, oque justifica sua curta duração.

A Op Art e a Moda:

A manifestação de arte que influencia a moda da estação é o Op Art. Movimento artístico que surgiu nos anos 1920. Os círculos, espirais e quadrados são dispostos de forma a criar ilusão de ótica nos contrastes das cores preta e branca. Foi Victor Vasarely na exposição Le Mouvement, em 1955, em Paris, quem deu reputação de arte a essa manifestação gráfica.
As estampas óticas entraram na moda como padronagem dos tecidos nos anos 1960, quando o confeccionista americano Larry Aldrich encomendou ao desenhista têxtil Julian Tomchin uma coleção de estamparia inspirada nas pinturas Op da inglesa Bridget Riley. Pierre Cardin mostra uma coleção conceitual com looks inspirado no Op Art, na última semana de moda em Paris. BIRÔ BRAZIL



Nenhum comentário:

Postar um comentário